quarta-feira, 29 de novembro de 2023
Inauguração da Amabile Office Design
sábado, 25 de novembro de 2023
Museu Judaico de São Paulo apresenta a exposição Rebeca: a costura no avesso em homenagem às mulheres judias
A convite do MUJ, Noemi trouxe à luz centenas de itens para contar a história de Rebeca, uma mulher judia, que é tantas outras, não só as que se revelam pelo acervo, mas, de algum modo, todas as mulheres judias. Quem sabe, uma história comum a todos os judeus. Uma narrativa sobre identidade, exílio, perda e, também, sobre transmissão, sonho e amor.
“Vi inúmeras vidas cruzadas que, somadas, pareciam somente uma, uma única vida que contivesse as histórias de todas as famílias judias. Todas elas, em algum lugar do seu fundo profundo, eram a mesma: os mesmos olhares estranhamente familiares de que alguma coisa está e não está, é e não é ao mesmo tempo, alguma coisa sempre falta, estou aqui mas também estou lá”, conta Noemi.
Dividida em nove momentos, a exposição reúne dezenas de objetos exclusivos do acervo do MUJ que mostram que a memória judia é um fenômeno vivo, que participa do presente de cada um. Ao mesmo tempo individual e coletiva, mobiliza afetos, identidades e pertencimento; constrói, desconstrói e influencia a história.
Com patrocínio do Instituto Golden Tree e o suporte dos demais mantenedores, patrocinadores e apoiadores anuais do MUJ, a mostra estabelece um diálogo com a segunda edição do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo (FliMUJ), que refletirá sobre memória e identidade a partir do tema “E se eu me esquecer de ti?” - uma interrogação para os tempos atuais, também exercitada, em certa medida, na exposição.
Em 12 mesas de debates com 30 autores nacionais e internacionais, o FliMUJ entrelaçará perspectivas judaicas e não-judaicas sobre os diversos usos da noção de dever de memória. Esta edição conta com a curadoria de Daniel Douek, cientista social, mestre em Letras pelo programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e doutorando em Letras na área de Estudos Literários e Culturais na mesma instituição, e Rita Palmeira, crítica literária e editora, doutora em Literatura Brasileira pela USP e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp.
A partir do dia 29 de novembro (quarta-feira)
Local: Museu Judaico de São Paulo
Endereço: Rua Martinho Prado, 128 - São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 horas às 19 horas (última entrada às 18h30). Excepcionalmente nas quintas-feiras, o horário é das 12h às 21h
Ingresso: R$ 20 inteira; R$10 meia. Entrada gratuita aos sábados
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
Museu Judaico de São Paulo recebe autores nacionais e internacionais para debater a memória e identidade judaica
“Se uma sociedade não existe sem seu passado, desde suas tradições até o enfrentamento das chagas resultantes de projetos desumanos – a escravização, o extermínio ou o colonialismo de forma mais ampla –, o indivíduo submetido a eventos traumáticos deve poder esquecer”, teorizam Daniel Douek e Rita Palmeira.
“Quem tem o privilégio de esquecer ou o dever de lembrar? As vítimas da violência ou os algozes? Pensada sob a ótica das dores individuais, a memória pode ser uma condenação paralisante, que leva à melancolia. Se não estiver atrelado ao trabalho do luto, como sustenta a psicanálise, o lembrar-se constante é sinônimo de sofrimento”, completam os curadores.
Entre os convidados internacionais estão o escritor e humorista inglês David Baddiel, autor do livro Judeus não contam, o intelectual afro-judeu estadunidense Lewis Gordon, autor de Medo da consciência negra, a escritora russa naturalizada alemã Lena Gorelik, que publicou Wer wir sind (Quem somos nós), um romance autobiográfico que conta como uma mulher se encontra e como é vista na Alemanha de hoje. A lista de convidados estrangeiros é completada com a autora francesa Colombe Schneck e o escritor israelense Iddo Gefen, que coletou sonhos de israelenses e palestinos que vivem próximos às fronteiras entre Israel, Gaza e Cisjordânia.
Dos escritores brasileiros presentes no evento estão nomes como Bianca Santana, biógrafa de Sueli Carneiro e que foi uma das curadoras da primeira edição do FliMUJ, e Betina Anton, autora de Baviera Tropical: A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil sem nunca ser pego. A lista conta ainda com Assucena, Bernardo Kucinski, Christian Dunker, Cida Bento, Cintia Moscovich, Clarice Niskier, Flavia Castro, Fortuna, Jacques Fux, Márcia Mura, Marcos Guterman, Michel Gherman, Michel Laub, Prisca Agustoni.
Confira abaixo a programação completa
Mesa 1 | 30.11, quinta-feira, 19h
Quem se lembra dos judeus?
Com David Baddiel
mediação de Giselle Beiguelman
Por que os judeus são constantemente excluídos das discussões sobre discriminação? Por que não figuram entre as minorias políticas? O comediante e escritor britânico sustenta em seu livro Judeus não contam, recém-lançado no Brasil, que essa ausência revela que, ao contrário de outros preconceitos, o antissemitismo é ainda hoje admitido entre progressistas.
Mesa 2 | 01.12, sexta-feira, 16h
Judeu é branco?
Com Cida Bento e Michel Gherman
mediação de Thais Bilenky
Em um país racista como o Brasil, o lugar do judeu é ambivalente. Se, por um lado, quem tem a pele clara beneficia-se de inúmeros privilégios relativos às perspectivas de ascensão social e à própria possibilidade de manter-se vivo, por outro, a insistente presença do antissemitismo lembra que judeus não chegam a ser plenamente brancos. Nesse sentido, que alianças são possíveis entre negros e judeus na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática? E quais os seus limites?
Mesa 3 | 01.12, sexta-feira, 18h
Bom, agora a gente pode começar?
Com Cíntia Moscovich e Jacques Fux
mediação de Rita Palmeira
Esta mesa reúne dois escritores que, em sua obra, exploram a memória familiar e identidade judaica. Em Por que sou gorda, mamãe?, de Moscovich, e em Antiterapias, de Fux, por exemplo, o ato de lembrar tem função de elaboração da identidade de quem narra. O nome da mesa alude à frase final do célebre romance do escritor norte-americano Philip Roth O complexo de Portnoy.
Mesa 4 | 01.12, sexta-feira, 20h
Meu outro retrato?
Com Gabriela Wiener
mediação de Micheline Alves
A memória familiar é capaz de condicionar quem nós somos? Em seu mais recente livro, a jornalista peruana Gabriela Wiener parte da história do tataravô judeu, de quem herdou o sobrenome, para investigar sua identidade. Costurada pela perda do pai, pelo exílio voluntário na capital do país que colonizou sua terra natal e pela assunção do desejo, a narrativa autobiográfica de Wiener explora a conflituosa construção de si e do outro, racismo, assimilação e decolonialidade – temas que nortearão a conversa nesta mesa.
Mesa 5 | 02.12, sábado, 11h
Você acha que alguém como você pode escrever sobre a Shoá?
Com Colombe Schneck e Michel Laub
mediação de Adriana Ferreira Silva
Como se pode narrar o horror não testemunhado? Como contar o extermínio gerações depois? A narração é uma forma de reparação? Para quem? Nesta mesa, dois escritores de nacionalidades, trajetórias e obras distintas debatem, a partir dessas questões, a dimensão ética da escrita. Esta mesa tem o apoio da Embaixada da França no Brasil.
Mesa 6 | 02.12, sábado, 14h
Quando foi que me descobri?
Com Bianca Santana, Clarice Niskier e Márcia Mura
mediação de Fernanda Diamant
“Tenho trinta anos, mas sou negra há dez”, escreve Bianca Santana. Ao narrar sua própria história, a autora de Quando me descobri negra deu visibilidade ao fenômeno de autorreconhecimento, compartilhado por pessoas das mais diversas origens: negras, indígenas, judias. A mesa abordará os processos de descoberta identitária como posicionamento em favor da legitimidade de ser o que se é.
Mesa 7 | 02.12, sábado, 16h
A Baviera é aqui?
Com Betina Anton e Marcos Guterman
mediação de José Orenstein
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos oficiais nazistas fugiram da Alemanha e encontraram abrigo em países democráticos, onde puderam viver impunemente. A presença de oficiais de Hitler no Brasil, como a do médico Josef Mengele, tem sido cada vez mais estudada e novas descobertas vêm à tona. A mesa abordará algumas delas, refletindo também acerca da construção da memória sobre o nazismo no país.
Mesa 8 | 02.12, sábado, 18h
Pode alguém escapar sozinho?
Com Lewis R. Gordon
mediação de Mylene Mizrahi
Autor de Medo da consciência negra, o filósofo afro-judeu Lewis R. Gordon discutirá o antirracismo em suas articulações com outras questões de identidade e pertencimento, tais como gênero, classe social, nacionalidade, ideologia, política e religião. Esta mesa integra a série Judeidade e Negritude, e tem o apoio da Casa Sueli Carneiro e do Instituto Brasil-Israel.
Mesa 9 | 03.12, domingo, 11h
Quem é que pode deslembrar?
Com Bernardo Kucinski e Flavia Castro
mediação de Paulo Werneck
Sob a ditadura militar, há 44 anos, era promulgada a Lei da Anistia, que, ao mesmo tempo que assegurava o perdão aos opositores do regime autoritário, garantia que as ações dos militares responsáveis por prisões ilegais, torturas e assassinatos fossem esquecidas. Mas quem poderia realmente se esquecer daqueles crimes: os algozes ou suas vítimas e seus familiares? A quem é dado o privilégio do esquecimento? Quem pode lembrar e quem pode des-lembrar – este o assunto desta mesa, que discute ainda modos de narrar a memória da ditadura.
Mesa 10 | 03.12, domingo, 14h
Para onde foi a minha casa?
Com Lena Gorelik e Prisca Agustoni
mediação de Sofia Mariutti
O deslocamento territorial – forçado ou voluntário – enseja uma nova identidade cultural. O que e como se narra na língua do outro e que agora é também sua? A relação entre a experiência do exílio e as escolhas narrativas e poéticas de duas escritoras é o tema desta mesa, que explora ainda a questão do pertencimento, da língua e da identidade. Esta mesa tem o apoio do Instituto Goethe.
Mesa 11 | 03.12, domingo, 16h
Ainda dá para sonhar?
Com Christian Dunker e Iddo Gefen
mediação de Ilana Feldman
O sonho nasce nas profundezas do sono, mas a realidade social insiste em invadir esse espaço íntimo – às vezes na forma de pesadelo. O que sonhavam os judeus no período do Terceiro Reich? O que sonham israelenses e palestinos nas fronteiras entre Cisjordânia, Gaza e Israel? Pesquisadores descobriram que sonhos não apenas expressam uma determinada realidade, como também a subvertem, criando realidades alternativas. A mesa partirá dos sonhos de judeus durante o nazismo e de israelenses e palestinos que vivem próximos às zonas de conflito para discutir as complexidades da subjetividade humana e seu potencial para a imaginação de um futuro diferente. Esta mesa tem o apoio do Instituto Brasil-Israel.
Mesa 12 | 03.12, domingo, 18h
Se eu cantar, vocês escutam?
Com Assucena e Fortuna
mediação de Marília Neustein
“Preciso que me escutem!”, exclama Medeia, interpretada por Assucena, na abertura da peça “Mata teu pai, ópera-balada”. Mas como se fazer ouvir, quando ninguém parece interessado? Existe alternativa ao grito que, se alcança ouvidos alheios, também esgota a si mesmo? Esta mesa, que reunirá as cantoras Assucena e Fortuna, debaterá ancestralidade, gênero, raça e imigração a partir das possibilidades imaginativas da arte e, especialmente, da música.
Sobre o FliMIJ
O Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo foi idealizado a partir de perguntas e questionamentos - como parte significativa da cultura judaica - em uma tentativa de explorar as complexidades do cotidiano e mergulhar em questões contemporâneas brasileiras.
A primeira edição FliMUJ ocorreu em outubro de 2022, e contou com a curadoria da dupla Fernanda Diamant, jornalista e editora, e Bianca Santana, jornalista, cientista social e pesquisadora. O evento reuniu autores como Sueli Carneiro, Allan da Rosa, Betty Fuks, Nilton Bonder e a israelense Ayelet Gundar-Goshen.
Sobre o Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
O Museu Judaico de São Paulo é fruto de uma mobilização da sociedade civil. Além de quatro andares expositivos, os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas. Para os projetos de 2023, o MUJ conta com o Banco Alfa e Itaú como patrocinadores e a CSN, Leal Equipamentos de Proteção, Banco Daycoval, Porto Seguro, Deutsche Bank, Cescon Barrieu, Drogasil, BMA Advogados, Credit Suisse e Verde Asset Management como apoiadores.
FliMUJ 2023 - Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo
De 30 de novembro a 3 de dezembro (quinta-feira a domingo)
Local: Museu Judaico de São Paulo
Endereço: Rua Martinho Prado, 128 - São Paulo, SP
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
Lojas do Polo Shopping Indaiatuba oferecem até 70% de desconto na liquidação Black Weekend
O Polo Shopping Indaiatuba preparou diversas atrações para a Black Friday, que no empreendimento recebe o nome de Black Weekend. Começando nesta quinta-feira, 23, até domingo, 26, dezenas de lojas e quiosques vão oferecer descontos de até 70% em produtos selecionados. Além disso, os clientes que fizerem compras durante a liquidação poderão participar da Promoção de Natal e receber cupons triplicados para concorrer ao sorteio de 10 prêmiose ainda aproveitar diversas atrações culturais gratuitas.
Ofertas da Black Weekend
Mais de um terço dos lojistas do Polo Shopping vão oferecer descontos durante a Black Weekend de 2023, incluindo segmentos como roupas, calçados, acessórios, eletroeletrônicos, papelaria, acessórios para telefones, produtos e serviços de beleza, alimentação, entre outros.
As grandes lojas do Polo Shopping estarão com ofertas especiais para a data, como é o caso das marcas Americanas, Havan, Casas Bahia, Magazine Luiza, Tenda Atacado, Kalunga, Centauro, Renner, C&A e Riachuelo.
O segmento de roupas, calçados e acessórios é o que conta com o maior número de lojas em liquidação, tais como Kings Sneakers, Foot Wear, New Era, Polo Wear, Youcom, Authentic, Hering, Lupo, Havaianas, Constance, Vizzent, Soccer Destination, World Tennis, que estão oferecendo descontos de até 50% em produtos selecionados.
O segmento de beleza e estética estará representado pelas lojas Alice Salazar, Yes Cosmetics, Além da Make e O Boticário, que vão oferecer produtos com descontos entre 50 e 70%, e Espaçolaser, que vai oferecer 75% de desconto nos serviços de depilação a laser.
As joalherias também vão aderir à liquidação, como a Vivara, que terá peças em ouro, prata, relógios e acessórios com 50% de desconto, a Casa das Alianças com descontos de 60% em jóias e relógios selecionados e a Via Eterna com desconto de 50% em peças de prata. As óticas também vão oferecer descontos relevantes, como a Óticas Carol, que vai oferecer 70% off na segunda armação de grau, e Óticas Ipanema e Life Óptica que vão oferecer até 60% de desconto em diversos produtos.
Na área de alimentação, os quiosques Sterna Café, Nutty Indaiá e Chiquinho Sorvetes oferecerão descontos de 10% a 50% em produtos selecionados e a loja Milky Moo oferecerá alguns milkshakes do cardápio com desconto.
Itens para a casa, como colchões e travesseiros, poderão ser adquiridos na loja Probel com preços 70% mais baixos. Na loja Inovar, os descontos também chegam a 70% em estofados, poltronas e colchões. A Inovathi vai oferecer 70% off em acessórios para viagem e a loja Artex, 20% de desconto na linha de toalhas.
Acessórios para celulares e relógios terão até 60% de desconto na Ideal Case, enquanto a loja Vivo vai oferecer celulares com valores especiais nos planos para a família.
A loja Brinquedolândia também participará da liquidação com descontos de até 40% e o quiosque Estanteria oferecerá entre 10% e 60% de desconto em diversos produtos.
Promoção de Natal
Um grande diferencial para quem compra no Polo Shopping durante a Black Weekend é que ao juntar R$250,00 em notas fiscais e se cadastrar na Promoção de Natal, o cliente receberá não um, mas três cupons, ou seja, terá suas chances triplicadas somente durante os dias da liquidação. Este ano, serão sorteados 10 prêmios: um carro Peugeot 208 Style zero km, quatro vale-compras de R$10.000 cada e cinco smartphones Samsung Galaxy S23.
Os clientes podem juntar notas de diferentes lojas e quiosques participantes da Promoção para completar o valor de R$250,00 em compras. O eventual saldo de cada retirada de cupons fica armazenado no sistema para futuras trocas até o final da Promoção, no dia 7 de janeiro de 2024, e não há limite de participações por cliente.
Programação cultural gratuita
Para tornar a visita ao Polo Shopping Indaiatuba ainda mais atrativa e acolhedora para os visitantes, diversas atividades culturais gratuitas acontecerão no centro de compras durante a Black Weekend. De quinta a domingo, as crianças poderão participar de Oficinas Natalinas, com atividades como criação de cartinhas para o Papai Noel e personalização de enfeites natalinos. As Oficinas acontecem das 14h às 19h no corredor próximo à loja Farma 3.
Na sexta-feira, 24, a banda Rock n’ Roça se apresenta na Praça de Alimentação às 19h30. O grupo é conhecido por suas releituras peculiares e criativas de grandes clássicos da música nacional e internacional, mesclando a alegria de um festejo na "roça" com a energia sonora do rock ‘n’ roll.
Fechando a programação, no domingo, 26, acontece mais uma edição do projeto Polo Teatro, com o espetáculo infantil “Chapeuzinho Vermelho em: Um Surpresa de Natal para o Lobo”, em duas apresentações, às 15h e às 17h no Topázio Cinemas. Os ingressos para o evento são gratuitos e distribuídos na bilheteria do cinema, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão.
Divulgação cia Arte & Manhas
A peça da Cia Arte & Manhas é livremente inspirada na obra “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault, apresentando o clássico de uma forma diferente e com todo o encantamento do Natal que se aproxima. A história incentiva a boa alimentação, substituindo a famosa cesta de doces por frutas e incentivando os pequenos quanto a necessidade de ter uma alimentação de mais qualidade. A trilha sonora foi composta especialmente para a montagem, com figurinos fiéis e cenários inteligentes, um tripé que traduz o sucesso do espetáculo, já assistido por mais de 100 mil pessoas.
Fim de semana preto
Período: 23 a 26/11 (quinta a domingo)
Descontos de até 70% nas lojas participantes
Verifique as lojas participantes.
Programação cultural gratuita
Oficinas Natalinas para crianças
Data: 23 a 26/11 (quinta a domingo)
Horários: 14h às 19h
Local: corredor próximo à loja Farma 3
Participação gratuita
Show com a Banda Rock n’ Roça
Data: 24/11 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Praça de Alimentação
Participação gratuita
Polo Teatro: “Chapeuzinho Vermelho em: Uma Surpresa de Natal para o Lobo!”
Data: 26/11 (domingo)
Horário: 15h e 17h
Local: Topázio Cinemas
Ingressos gratuitos - distribuídos na bilheteria do cinema, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão.
Promoção de Natal
Período: 17/11/23 a 07/01/23
Mecânica: a cada R$ 250 em compras nas lojas participantes, o cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio de:
- um carro Peugeot 208 Style zero km;
- quatro vale-compras de R$ 10.000,00 cada;
- cinco smartphones Samsung Galaxy S23.
Bônus de cupons: nas compras realizadas de segunda a quinta-feira, os cupons são dobrados; nas compras durante a Black Weekend (23 a 26/11), os cupons são triplicados.
Local de cadastros: próxima à Renner.
Sorteio: 10/01/2024
terça-feira, 21 de novembro de 2023
TOPÁZIO CINEMAS INDAIATUBA 23 a 29 de novembro de 2023 - Quinta a Quarta
SALA TOPÁZIO COMFORT NO SHOPPING JARAGUÁ E AGORA TAMBÉM NO POLO SHOPPING As sessões na sala Topázio Comfort serão marcadas nesta programação com o símbolo [TC] à frente dos respectivos horários. ******************************************************************************** SALA VIP NO POLO SHOPPING As sessões na SALA VIP no Polo Shopping serão marcadas nesta programação com o símbolo [VIP] à frente dos respectivos horários. ***********************************************************************
NAPOLEÃO
Lançamento - Biografia - Classificação 16 anos - 158 minutos LEGENDADO Shopping Jaraguá Quinta (23) a Quarta (29): 16h30 [TC] / 20h30 [TC] Polo Shopping Quinta (23) a Quarta (29): 19h35 [VIP] DUBLADO Polo Shopping Quinta (23) a Quarta (29): 15h15 / 20h35* [TC] *excepcionalmente na terça, dia 28, a sessão das 20h35 será exibida em sala convencional ................................................................
NÃO TEM VOLTA
Lançamento - Comédia dramática - Classificação 16 anos - 90 minutos NACIONAL Shopping Jaraguá Quinta (23) a Quarta (29): 17h00 [TC] / 21h25 [TC] ....................................................................................................
Ó PAÍ, Ó 2
Lançamento - Comédia - Classificação 14 anos - 90 minutos NACIONAL Shopping Jaraguá Quinta (23) a Domingo (26): 14h50 [TC] / 19h10 [TC] Segunda (27), Terça (28) e Quarta (29): 15h30 / 19h10 [TC] ....................................................................................................
TAYLOR SWIFT | THE ERAS TOUR Show
- Classificação 12 anos - 165 minutos LEGENDADO Shopping Jaraguá Quinta (23) a Domingo (26): 15h10* *última semana de exibição nos cinemas brasileiros ..................................................................................................
MARCELINO PÃO E VINHO
Em comemoração aos 60 anos da empresa Lui Cinematográfica* - Clássico / Drama / Comédia - Classificação Livre - 86 minutos DUBLADO Polo Shopping Sábado (25): 11h00 - *Entrada Franca – retirada de ingressos no próprio dia da exibição a partir das 10h30 ....................................................................................................
O REI LEÃO
(versão de 1994) Em comemoração aos 60 anos da empresa Lui Cinematográfica* - Clássico da animação - Classificação Livre - 89 minutos DUBLADO Polo Shopping Domingo (26): 11h00 - *Entrada Franca – retirada de ingressos no próprio dia da exibição a partir das 10h30 ....................................................................................................
SUAVE É A NOITE
Em comemoração aos 60 anos da empresa Lui Cinematográfica* - Drama - Classificação 12 anos - 145 minutos LEGENDADO Polo Shopping Segunda (27): 19h30 - *Entrada Franca – retirada de ingressos somente na bilheteria ....................................................................................................
NASCIDO PARA MATAR
Mostra Stanley Kubrick* - Ação / Drama de Guerra - Classificação 16 anos - 116 minutos LEGENDADO Shopping Jaraguá Terça (28): 19h30 *Ingresso promocional R$ 12,00 – único por espectador ....................................................................................................
O DÓLAR FURADO
Em comemoração aos 60 anos da empresa Lui Cinematográfica* - Clássico do Western - Classificação 14 anos - 110 minutos LEGENDADO Polo Shopping Quarta (29): 19h30 - *Entrada Franca – retirada de ingressos somente na bilheteria ....................................................................................................
JOGOS VORAZES: A CANTIGA DOS PÁSSAROS E DAS SERPENTES
2ª semana - Ação / Aventura - Classificação 14 anos - 152 minutos LEGENDADO Shopping Jaraguá Quinta (23), Segunda (27) e Terça (28): 16h00 Sexta (24) a Domingo (26) e na Quarta (29): 16h00 / 21h00 DUBLADO Shopping Jaraguá Quinta (23) a Domingo (26), na Terça (28) e na Quarta (29): 19h40 Segunda “Top” (27): 21h00 Polo Shopping Quinta (23) a Domingo (26): 15h50 [VIP] / 17h25 [TC] / 21h10 Segunda (27), Terça (28) e Quarta (29): 15h50 [VIP] / 21h10 ....................................................................................................
AS MARVELS
3ª semana - Aventura / Ação / Ficção - Classificação 12 anos - 98 minutos DUBLADO Shopping Jaraguá * Sexta (24) a Segunda (27) e na Quarta (29): 18h30 *excepcionalmente na quinta, dia 23, e na terça, dia 28, não haverá exibição deste filme no Jaraguá Polo Shopping Quinta (23) a Sábado (25) e na Quarta (29): 16h30 / 21h40 Domingo (26): somente 21h40 Segunda (27) e Terça (28)*: somente 16h30 *na terça, dia 28, será exibido na sala Topázio Comfort [TC] ....................................................................................................
MUSSUM: O FILMIS
4ª semana - Comédia / Biografia - Classificação 12 anos - 120 minutos NACIONAL Polo Shopping Quinta (23) a Domingo (26): 19h00 Segunda (27), Terça (28) e Quarta (29): 18h35 ....................................................................................................
FIVE NIGHTS AT FREDDY’S: O PESADELO SEM FIM*
5ª semana - Suspense / Terror - Classificação 14 anos - 110 minutos DUBLADO Polo Shopping Sexta (24): 18h40 Sábado (25) e Domingo (26): 14h45 [TC] / 18h40 Segunda (27), Terça (28) ** e Quarta (29): 18h05 [TC] *excepcionalmente na quinta, dia 23, não haverá exibição deste filme **na terça, dia 28, será exibido em sala convencional ....................................................................................................
TROLLS 3: JUNTOS NOVAMENTE
6ª semana - Animação / Aventura - Classificação Livre - 92 minutos DUBLADO Shopping Jaraguá Sábado (25) e Domingo (26) : 14h15 [TC] ....................................................................................................
TABELA DE PREÇOS DOS INGRESSOS ** Valores válidos a partir de 14 de dezembro de 2022 (**exceto sessões especiais) .
SHOPPING JARAGUÁ . Preço dos ingressos - salas convencionais 2D - Shopping Jaraguá - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados - o dia todo: Meia R$ 14 / Inteira R$ 28 - Segundas, Terças e Quintas (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 12 / Inteira R$ 24 - Quartas (exceto feriados) – até 18h00: Meia R$ 9 / Inteira R$ 18 /// após 18h00: Meia R$ 11 / Inteira R$ 22 Preço dos ingressos - Sala Comfort 2D - Shopping Jaraguá - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados - o dia todo: Meia R$ 15,50 / Inteira R$ 31 - Segundas (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 12,00 / Inteira R$ 24 - TODOS PAGAM R$ 12 - Terças e Quintas (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 13 / Inteira R$ 26 - Quartas (exceto feriados) - até 18h00: Meia R$ 9 / Inteira R$ 18 //// após 18h00: Meia R$ 12 / Inteira R$ 24 Preço dos ingressos - Sala Comfort 3D - Shopping Jaraguá - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados: Meia R$ 17 / Inteira R$ 34 - Segundas, Terças, Quartas e Quintas (exceto feriados): Meia R$ 15 / Inteira R$ 30 . POLO SHOPPING . Salas convencionais 2D - Polo Shopping - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados - o dia todo: Meia R$ 14,50 / Inteira R$ 29 - Segundas, Terças e Quintas (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 12 / Inteira R$ 24 - Quartas (exceto feriados) - até 18h00: Meia R$ 9 / Inteira R$ 18 //// após 18h00: Meia R$ 11 / Inteira R$ 22 Salas convencionais 3D - Polo Shopping - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados: Meia R$ 17 / Inteira R$ 34 - Segundas, Terças, Quartas e Quintas (exceto feriados): Meia R$ 15 / Inteira R$ 30 Sala Comfort 2D - Polo Shopping - Sextas, Sábados, Domingos e Feriados - o dia todo: Meia R$ 17,00 / Inteira R$ 34 - Segundas e Quintas (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 14,00 / Inteira R$ 28 - Terças (exceto feriados) - o dia todo: Meia R$ 12,00 / Inteira R$ 24 - TODOS PAGAM R$ 12 - Quartas (exceto feriados) - até 18h00: Meia R$ 9 / Inteira R$ 18 //// após 18h00: Meia R$ 12 / Inteira R$ 24 Sala VIP - Polo Shopping - Diariamente (incluindo feriados) - o dia todo: Meia R$ 23 / Inteira R$ 46
[LITERATURA LGBT+] 'Gay de Família' aborda temas espinhosos como problemas familiares e homofobia
Dramas familiares e temas delicados não são novidade quando unidos na literatura. Mas fazer essa mistura adicionada a uma dose perfeita de bom-humor, é tarefa para poucos autores. Foi assim, com ousadia e muito talento que Felipe Fagundes escreveu “Gay de Família”, história que mescla debates importantes embrulhados em um bom humor que nos faz rir com os olhos ainda marejados. A obra chega às livrarias através da editora Paralela, selo pertencente ao Grupo Companhia das Letras. A história, inclusive, já teve seus direitos negociados para virar filme.
“Gay de Família” nos apresenta Diego, protagonista da trama. Diego espera tudo de ruim dos próprios parentes, mas tudo mesmo. Que o pai tenha uma segunda família. Que a mãe comande um esquema de tráfico humano. Que o irmão lave dinheiro. Por serem versados em todos os crimes do manual da família tóxica, Diego decidiu ser gay bem longe deles. E tudo vai muitíssimo bem, obrigado.
“De zero a dez na Escala Gay, esse livro é um mil. Absolutamente hilário” ― Pedro Rhuas, autor de ‘Enquanto eu não te encontro’, sobre o livro
Porém, às vésperas de uma viagem aguardadíssima com amigos, seu irmão aparece implorando por um favor: que Diego seja babá dos três sobrinhos por um final de semana, crianças com as quais ele nunca conviveu. De olho na grana que o irmão promete pagar e acreditando piamente no seu potencial como tio, ele aceita a proposta sem imaginar que os pequenos são, no mínimo, peculiares.
O que a princípio parece moleza, mesmo envolvendo uma gata demoníaca, um amigo imaginário e um porteiro potencialmente sádico, acaba se revelando um desafio quando Diego percebe que terá que revirar seus sentimentos e provar que pode dar conta do recado, sem perder o rebolado que apenas um tio gay é capaz de manter.
O livro também critica a noção de que a convivência entre gays e crianças se restringe a casos de abuso ou pedofilia, como infelizmente muito se mostra na mídia. Pessoas LGBT+ e os pequenos podem, sim, a exemplo do livro, desenvolver relações de afeto, respeito e confiança entre si, haja vista tantos casais homoafetivos que atualmente adotam crianças e são verdadeiros exemplos de pais e mães amorosos.
“Gay de Família” nos ensina noções valiosas sobre família, pertencimento e respeito. É o tipo de leitura que mostra o valor da escrita para o público adulto, em especial aquele que embandeira uma maior representatividade gay além das ficções adolescentes. Felipe mostra ser um autor preocupado com valores e com a formação de cidadãos sóbrios, questionadores e equilibrados em suas opiniões e valores.
Trecho do livro:
— Você é meu tio viado? — pergunta Diogo 2.
— Nossa, que amor de criança — comento.
Mas não estou ofendido. Vindo dele, ser viado pareceu minha profissão. Você é meu tio professor? Meu tio bombeiro? Meu tio fotógrafo? Eu adoraria ser pago para ser gay.
Perfil dos personagens:
Diego
Diego é homossexual e não deixa isso passar batido. Cheio de personalidade e piadinhas ácidas, está fazendo tudo o que pode para levar sua vida de um jeito fácil e ainda conseguir um date no meio tempo. Ao conhecer seus sobrinhos, ele percebe que tem muito a aprender com eles – e muito a ensinar também
Diogo 1 – Ester
O Diogo mais velho, Ester, é uma menina tranquila e silenciosa, que esconde na sua timidez muita personalidade e conhecimento. O único problema é que, mesmo sendo muito inteligente, ainda não descobriu um jeito de não ser confundida com a mobília.
Diogo 2 - Miguel
Diferente da irmã, Miguel, o Dioguinho do meio, instaura o caos por onde passa. Sua brincadeira preferida é criar uma zona de guerra de brinquedos e móveis no meio da sala, além de tudo que envolva princesas e sereias.
Diogo 3 - Gabriel
O menor dos ‘Diogos’, Gabriel, tem três anos e é tão peculiar quanto seus irmãos, ou até mais. Ele só veste preto e tem uma obsessão por tudo que é mórbido, além de levar seu amigo imaginário João Augusto (que também é bem esquisito), para todo lugar.
A gata – Suzie
Essa gata de cara amassada impõe medo em qualquer um que chegue perto. Feiosa e arisca, é melhor não cruzar o caminho dela. Ela pode arranhar e morder, ou pior: te julgar. Mas como seus pequenos donos, ela também esconde um lado carinhoso.
Sobre o autor:
FELIPE FAGUNDES nasceu em 1991 e cresceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Desde sempre escreve histórias bem-humoradas que, na verdade, são dramas disfarçados.
Atualmente, mora com o marido no Rio de Janeiro, e você pode encontrá-lo no Twitter e no Instagram.
Livro: Gay de Família
Autora: Felipe Fagundes (@felipe_fgnds)
Editora: Paralela
Páginas: 272
Preço: R$ 49,90
Adquira o livro em: https://amz.run/79ZP