quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Escola da Sinfônica de Indaiatuba promove semana de cursos gratuitos

 

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) promove, de 24 a 28 deste mês, uma programação de aulas gratuitas para a comunidade da cidade e região. O EMOSI de Portas Abertas é voltado para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre música e, ao longo da iniciativa, serão realizados cinco cursos, entre teoria e prática de instrumentos. As inscrições começam nesta segunda-feira, 17, de forma online.

A proposta, assim como todas as ações que permeiam o universo da EMOSI, é democratizar o acesso ao aprendizado de música àqueles que se interessam por ela – independente do repertório prévio, sempre possível de ser ampliado.  Então, para estimular o potencial de futuros músicos, a Escola promoverá, durante o evento, aulas de Violino e Viola, Contrabaixo acústico, Sopros (flauta, clarinete e saxofone), Violoncelo e Musicalização infantil.

Cada encontro terá cerca de duas horas de duração e será guiado pelos músicos e professores David França, Valgerio Gianotto, Bruno Cabral, Alfredo Rezende, Sérgio Ribeiro, Joseane Porfirio e Jéssica Benedecte, profissionais que já atuam no ensino da EMOSI. A direção artística é do maestro Paulo de Paula e a coordenação pedagógica de Marcel Murari.

COVID-19 Ao participar das aulas, também é necessário levar comprovante de esquema vacinal de Covid-19 completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da data em questão. Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras e demais protocolos de prevenção à Covid-19.

EMOSI DE PORTAS ABERTAS O projeto terá cinco dias de programação, com aulas às 16h e às 14h, a depender da grade, em dois locais: Centro Cultural Wanderley Peres e Estação Musical. As inscrições para participar vão até o dia 23, em um formulário online, disponível neste link.

Esta é uma iniciativa da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba), por meio da EMOSI, e com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Centro Cultural Wanderley Peres fica na rua Padre Bento Pacheco, 802 – Centro; a Estação Musical está situada à rua Convenção, 1 - Jardim Pompeia. Ambos os endereços estão em Indaiatuba (SP). Mais informações pelo e-mail secretaria.osindaiatuba@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 99937-2410.

PROGRAMAÇÃO

24/01 | 16h
Violino - professor: David França
Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Contrabaixo acústico – professor: Valgerio Gianotto
Local: Estação Musical

25/01 | 16h
Flauta, clarinete e saxofone (sopros) – professor: Bruno Cabral
Local: Estação Musical

26/01 | 16h
Violino e Viola – professor: Alfredo Rezende
Violoncelo – professor: Sérgio Ribeiro
Local: Centro Cultural Wanderley Peres

27/01 | 14h
Musicalização infantil - professora: Joseane Porfirio
Local: Estação Musical

28/01 | 16h
Violino – professora: Jéssica Benedecte
Local: Centro Cultural Wanderley Peres

SERVIÇO
Emosi de Portas Abertas
Data: de 24 a 28 de janeiro
Inscrições gratuitasclique aqui
Locais: Centro Cultural Wanderley Peres - rua Padre Bento Pacheco, 802, Centro, Indaiatuba, SP – MAPA AQUI
Estação Musical - rua Convenção, 1 - Jardim Pompéia, Indaiatuba, SP – MAPA AQUI
Informações: E-mail secretaria.osindaiatuba@gmail.com | WhatsApp (19) 99937-2410

Escola de Música abre vagas remanescentes para diferentes instrumentos

Em paralelo ao evento, a EMOSI também abre inscrições, no dia 17, para vagas remanescentes em nove cursos, destinados ao público jovem, entre 7 e 21 anos de idade. Entre as opções, estão: Musicalização infantil, para crianças de 7 a 8 anos; Contrabaixo acústico, para quem tem entre 12 e 21 anos; Teoria musical, para jovens acima de 15 anos; Violino, Viola clássica, Violoncelo, Flauta transversal, Clarinete e Saxofone, todos para pessoas entre 9 e 18 anos.

Atualmente, a Escola atende 193 alunos, de forma integralmente gratuita e com a possibilidade de iniciar, posteriormente, a prática orquestral. Isso porque os estudantes em estágio intermediário de aprendizado, ou que se destacam nos estudos, são encaminhados para a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). No futuro, conforme avançam em suas experiências, os alunos também podem ser indicados para a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI).

O processo de inscrição vai até o dia 6 de fevereiro e, entre os critérios para participar, estão a faixa etária, como mencionado anteriormente, e a necessidade de residir em Indaiatuba. O nível de vivência musical não é um requisito, basta apenas o desejo de aprender. Para se candidatar a uma das vagas, é preciso preencher o formulário disponível neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário