sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Confira quatro passos para implantar a cultura de feedback na empresa


Em um ambiente corporativo com pouca abertura para o compartilhamento de ideias, a tendência é a formação de uma equipe desmotivada. No entanto, é possível reverter a falta de engajamento com uma simples estratégia, mas que está cada vez mais sendo deixada de lado pelas empresas: o feedback. A iniciativa trata-se de um momento de diálogo, geralmente entre o líder e o liderado, a fim de abordar em detalhes a performance de cada um com o intuito de reforçar pontos positivos e a serem melhorados. Desta maneira, se bem estruturada, a proposta é capaz de desenvolver tanto o lado profissional quanto pessoal dos colaboradores. 

“A desmotivação do time pode resultar em baixa produtividade, estagnação e até mesmo na perda de grandes talentos. Por sua vez, o feedback é uma forma de incentivar a troca de ideias, o que reduz conflitos e aumenta a colaboratividade entre os colegas de trabalho. Em um local onde há uma constante prática dessa estratégia, a confiança e a produtividade são reforçadas na rotina corporativa”, diz Nirvana Vasconcelos, coordenadora de Gente & Gestão da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por máquinas de cartão. Pensando em auxiliar a valorização do feedback no mundo dos negócios, o executivo listou o passo a passo para desenvolver essa cultura nas organizações. Confira abaixo: 

  • Analisar o desempenho

A primeira atividade que deve ser realizada durante a implantação de um programa de feedback é a análise de desempenho. “Aqui, é necessário avaliar a performance de cada colaborador para compreender os melhores planos de ação”, explica Nirvana. 

  • Arrumar a casa 

Para que o feedback seja assertivo, é fundamental que aconteça com uma certa frequência. Ou seja, deve ser incluído na cultura organizacional. Para que isso aconteça, é fundamental “arrumar a casa” esclarecendo para toda a equipe a importância dessa prática. Deixando claro que a mudança é positiva. 

  • Conquistar aliados 

Para que a proposta tenha uma boa receptividade dos colaboradores, as lideranças devem caminhar lado a lado do projeto durante a implantação. Afinal, o líder tem o papel de inspirar e consequentemente engajar o time nesse movimento. “Nesta fase, os planos de ação de cada liderado precisam ser alinhados. Vale ressaltar também que os executivos precisam ser preparados para executar o feedback, que em vez de um momento de críticas, deve refletir empatia e escuta”, pontua a coordenadora. 

  • Ir a campo 

Após estabelecer as metas de cada feedback e de preparar a liderança, chegou a hora de ir a campo. É recomendado inserir a prática aos poucos porque os colaboradores ainda não estão acostumados com a ideia. Inicialmente, é melhor manter de um a dois aspectos a serem otimizados pelo profissional em um período de tempo determinado. A ampliação dos objetivos do plano deve ser feita com base na evolução do colaborador. 

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