quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Inflação contribui para o aumento das compras online de supermercados

À medida que a inflação dos alimentos consome boa parte da renda dos brasileiros, as compras online de supermercados conquistam novos usuários e seguem como alternativa para economizar. Uma pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados) e da Shopper Experience mostra a evolução das compras via e-commerce nos últimos três anos. O estudo apontou que, em 2020, 16% dos consumidores faziam compras online em supermercados. Em 2022, 5 entre 10 consumidores já utilizam o e-commerce com essa finalidade. Trinta por cento dos entrevistados, que ainda não compram online, pretendem realizar seu abastecimento via e-commerce, conforme o levantamento.

Esse formato de compra é uma tendência em grandes centros e cada vez mais conquista espaço no interior. A Shopper, maior supermercado 100% online do país, tem ampliado gradativamente a sua área de cobertura. Além da capital paulista, atende mais de 120 cidades no interior do estado de São Paulo (regiões Metropolitana, Central, de Franca, de Campinas, de Sorocaba, de Santos, de São José dos Campos, de Ribeirão Preto, de São José do Rio Preto, de Barretos, entre outras).

Compra programada e economia 

A Shopper oferece o modelo de compra programada (feita com antecedência), em que o consumidor monta a sua cesta e seleciona o dia da entrega. Ele recebe lembretes para alterar sua lista, antes das próximas entregas. Com esse modelo, a empresa evita a “dor” do cliente de ficar sem os itens em casa antes que terminem. No ano passado, a startup lançou a compra única, sem a recorrência da programada, e a compra programada fresh com a oferta de itens perecíveis e frescos, como frutas, legumes e verduras, selecionados por um chef de cozinha.

A Shopper aponta que de 2020 até o início de 2022, a adoção da compra programada aumentou mais de 400% em São Paulo, reflexo do interesse e da demanda da população, tanto pelo plano mensal para itens de consumo doméstico, quanto pela compra online de itens frescos. Além disso, com esse formato, os clientes podem economizar, em média, até 12% em comparação aos supermercados tradicionais com vendas online. 

Operação e NPS

A Shopper trabalha com um modelo de negócio sustentável em que não depende de lojas físicas, atua com recorrência e planejamento, reduz o armazenamento dos estoques e o desperdício. Toda a logística é feita pela empresa, desde a compra dos fabricantes até a operação do centro de distribuição e entregas. 

“Todos sabem que é importante ter um mix completo em termos de categorias e marcas. O que poucos parecem valorizar é que a experiência de compras deve ser perfeita, sem troca de produtos ou atrasos na entrega, caso contrário, o cliente não volta a comprar. Parece simples, mas é muito difícil fazer bem-feito, em se tratando de tantos SKUs diferentes, e poucos conseguem de fato fazer. O NPS dos players do setor fica abaixo de 60, 50, enquanto o nosso, que é o maior do setor, é 87”, afirma o CEO da Shopper, Fábio Rodas.

Oportunidade de emprego

A expansão das atividades da Shopper no estado de São Paulo tem contribuído para aumentar o número de contratações. Atualmente, a startup soma 1.650 colaboradores no time e contrata 100 pessoas por mês. As vagas podem ser acessadas neste link. As oportunidades são presenciais e remotas, a exemplo de desenvolvedor Web Full Stack (jr., pleno e sênior) e QA Analyst. 

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