terça-feira, 23 de agosto de 2022

Projeto Contos e Caraminholas traz contação de histórias infantis para a região de Campinas

A imaginação é uma ferramenta poderosa da criatividade infantil e quando estimulada pode nos proporcionar histórias incríveis. Essa realidade também se aplica aos adultos, afinal, eles carregam uma bagagem de memórias que só precisa ser acessada para revelar um mundo encantado, no melhor sentido da palavra. É justamente o que propõe o projeto Contos e Caraminholas, que traz para duas regiões do estado de São Paulo a contação gratuita de histórias infantis, por meio do livro Contos de Folhas, Sementes e Caules.

O livro é composto por 5 contos inspirados em histórias da cultura popular e do folclore, escritos por 5 autores de Campinas: Alessandra Ribeiro, historiadora com ênfase em cultura negra e mestra do Jongo do Dito Ribeiro, Rafa Carvalho, idealizador do Sarau da Dalva, Levi Kaique, professor, comunicador e palestrante, Kora Prince e Roberto Limberger, produtores culturais e arte-educadores. “Esse livro foi desenvolvido por pessoas que têm na memória histórias que foram repassadas pelos pais, avós, tios...o mais interessante é que todas elas estão relacionadas à história do povo brasileiro”, explica Kora Prince, editora do livro.

O projeto Contos e Caraminholas vai contemplar a região de Três Pontes e o centro de Amparo. A contação de histórias ocorrerá entre os dias 24 e 26 de agosto, nas escolas municipais Raul de Oliveira Fagundes e Pinóquio e na escola estadual Nelson Alves, contemplando crianças entre 5 e 12 anos. O evento também prevê oficina de fantoches e a distribuição de 200 livros por escola. No dia 27/08, sábado, o evento ocorrerá no centro da cidade, no coreto do Jardim Público, na Rua Carlos de Campos, centro, reforçando a importância da participação das famílias. A contação de história será baseada no livro e show musical da Turma do Tio Barba, com músicas populares infantis e algumas músicas próprias.

Em Campinas, a contação de histórias está marcada para o dia 28 de agosto às 15h na Casa de Cultura Fazenda Roseira, também com distribuição de livros e entrada gratuita para toda família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário