sexta-feira, 17 de março de 2023

Hospital Sobrapar comemora Dia Mundial da Saúde Bucal com prevenção e sucesso no tratamento de pacientes

Odontopediatra Karina Gottardello Zecchin (esq.) com o paciente Rafael Damacena e a psicóloga Érika Yassuhara

No próximo dia 20 de março, segunda-feira, será celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e nada é mais importante do que reforçar a importância de trabalhos de prevenção. No Hospital Sobrapar Crânio e Face, em Campinas, o serviço de Odontopediatria, iniciado em 2018, tem registrado melhora na saúde bucal dos pacientes que resulta no sucesso do tratamento em outras áreas, como Ortodontia, e nas cirurgias. Isso ocorre em razão do trabalho que começa na orientação de gestantes - quando descobrem que seu bebê terá uma anomalia craniofacial -, das famílias de bebês ainda sem dentes e crianças de diversas idades.

O trabalho de conscientização dos pais e familiares permitiu uma redução na idade média dos pacientes, atualmente em 5,5 anos, enquanto em 2018, a idade era de 9 anos. Além disso, foram atendidos 226 bebês (0 a 2 anos de idade) em 2022, enquanto em 2018 foi de 134. “O trabalho da equipe integrada, multidisciplinar, é fundamental nesse processo de prevenção, reforçando a importância de realizar consultas odontológicas nos bebês ainda sem dentes”, afirma a odontopediatra Karina Gottardello Zecchin.

Dados que refletem as condições de saúde bucal também impressionam: a redução de extrações dentárias foi de 68% nos últimos quatro anos e a queda dos tratamentos de canal foi de quase 40%. A odontopediatra faz duas palestras sobre prevenção por mês aos familiares, enfatizando os problemas mais comuns que ela encontra e como todos, odontopediatra e pais/responsáveis, irão trabalhar juntos durante todo o tratamento do paciente no Hospital, que pode durar até os 18 anos de idade. Doações como kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) são distribuídas aos pacientes em situação de vulnerabilidade social ao longo do ano, permitindo que tenham acesso ao melhor tratamento odontológico. “O trabalho é de construção diária, mas ver os resultados após esses anos é extremamente gratificante”, destaca Karina.

O Hospital Sobrapar é uma instituição privada e de natureza filantrópica, referência no tratamento multidisciplinar das anomalias craniofaciais congênitas ou adquiridas. Realiza, em média, 1200 cirurgias reconstrutoras e mais 50.000 atendimentos por ano a pacientes SUS de todo o Brasil. Nas redes sociais, acesse @hospitalsobrapar ou site www.sobrapar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário