segunda-feira, 3 de julho de 2023

Adeacamp é vice-campeã do Torneio Regional Paulista


A ADECAMP (Associação dos Esportes Adaptados de Campinas) é vice-campeã do Torneio Regional Paulista de Rugby em Cadeira de Rodas, disputado entre os dias 28/06 a 01/07, na PUC-Campinas. A equipe anfitriã ficou em segundo lugar depois de uma final disputada contra o time do Gigantes. Essa foi a primeira vez que o campeonato aconteceu fora do Centro Brasileiro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo, o que representa um grande avanço para descentralizar a competição. Para José Higino Oliveira Souza, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, (ABRC), essa é uma maneira de permitir que outros clubes também se voluntariem na organização. “A gente precisa de iniciativas como a da ADEACAMP para expandir. A ideia dos campeonatos regionais é essa, que os clubes se voluntariem para organizar a competição e entendam como é realizar um campeonato. A ABRC oferece todo suporte necessário para que essa competição aconteça”, reforça.

Durante o Torneio Regional tambem foram realizados os cursos de  Classificação Funcional no Rugby em Cadeira de Rodas e Árbitro e Mesário no Rugby em Cadeira de Rodas, com trinta inscritos no total. Além disso, na entrada do ginásio era oferecido o serviço de solda em cadeira de rodas para quem precissasse.  “Tivermos um campeonato execelente, quem veio se sentiu muito à vontade, com um ambiente muito agradável e quatro equipes de destaque do nosso estado. Foram jogos emocionantes do começo ao fim, com pessoas que se dedicaram também nos cursos oferecidos”, avaliou o presidente da ADEACAMP, Ademir Souza. Outro diferencial do torneio foi a parceria com diversos cursos da PUC-Campinas, como de Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Direito. “Com certeza, esse foi um destaque do campeonato. A proximidade da universidade junto ao esporte paralímpico é muito importante e essas ações de todos os cursos, realizados durante o evento, fizeram toda a diferença. Estou muito feliz com a competição e gostaria de parabenizar a ADEACAMP por toda a organização”, ressaltou o presidente da ABRC.

Equipe anfitriã

Essa foi a primeira competição da ADEACAMP com os novos reforços, incluindo o técnico, Rafael Botelho Gouveia, que teve um mês para preparar e treinar a equipe. “A gente mexeu muito nesse mês de treino em como nos comunicamos. É preciso ter uma disciplina tática maior do que tivemos hoje para vencer, mas passamos esse primeiro mês fazendo esses ajustes. Focamos na comunicação e no tático, para chegar aqui e ter uma consistência”, explicou ele. Em quadra, a equipe mostrou força, potência e agilidade e agora segue em busca do grande objetivo de 2023: voltar a estar entre as melhores equipes do Rugby em Cadeira de Rodas. “A expectativa é surpreender, vamos ter esse mês para fazer os ajustes necessários para o Brasileiro”, reforçou Rafael. O presidente da ADEACAMP também aposta em resultados promissores para os próximos torneios. “Foi mais um aperfeiçoamento daquilo que a gente quer para o futuro. Nós estamos nos preparando para voltar ao topo, que é o lugar da ADEACAMP”, completou Ademir.

O time, oitavo colocado no ranking nacional, chega preparado para a temporada de 2023, com quatro novos reforços. Além de Rafael, atual campeão brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas pelo Minas Quad Rugby, mestre em atividade física adaptada pela UNICAMP, tem uma vasta experiência na condução de equipes de Rugby em Cadeira de Rodas, Claudio Portilho e Marcílio Nunes já integraram a equipe, que conquistou o 3º lugar no primeiro torneio oficial dos clubes da modalidade, realizado de 29 de abril a 01 de maio, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Para a disputa do Paulista, o time contou com outro importante destaque em quadra Carlos Neme, atleta colombiano que já foi capitão da seleção e é conhecido pela velocidade e liderança em quadra. Carlos tem grande experiência e medalhas em torneios paranamericanos e mundiais, sendo destaque nessas competições.

O ano de 2022 foi de reestruturação para a equipe da ADEACAMP, que com muito esforço e treino, evoluiu e conquistou resultados importantes, como o terceiro lugar no Torneio Regional Paulista e a vitória da série B do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, garantindo também o retorno à elite da modalidade.  Além das conquistas coletivas, alguns atletas da ADEACAMP também se destacaram no cenário nacional do Rugby em Cadeira de Rodas. Bruno Damasceno e Paulo Amarante foram convocados pela Seleção Brasileira e disputaram o Campeonato Mundial, na Dinamarca e Marcílio Nunes disputou o Campeonato Sul-Americano. Além deles, Dione Alves, Jairo Conceição e Mariana Costa foram chamados para participar dos treinamentos da Seleção Brasileira de Desenvolvimento de Rugby em Cadeira de Rodas, que podem resultar numa futura convocação para o time principal.

 A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil. Por isso, o projeto Rugby em Cadeira de Rodas - Fase 1 foi de extrema importância, explica Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte. Mais do que resultados esperamos que a equipe se mostre eficiente perante as equipes da primeira divisão que  enfrentaremos na competição e na temporada 2023”, completa Luiz Marcelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário