sexta-feira, 21 de julho de 2023

Campanha do EPTV na Escola 2023, da afiliada Rede Globo, convida jovens a serem protagonistas nas ações para melhoria do planeta

A 24ª edição do projeto EPTV na Escola, da afiliada Rede Globo, desafia alunos do 9º ano a refletirem sobre o tema "Somos a natureza! Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?". Em um mundo em que o individualismo tem sido valorizado, a campanha e a questão do projeto buscam resgatar o senso de coletividade e pertencimento. A campanha, que se configura como um manifesto, com participação da influenciadora e ativista Amanda Costa, convoca os adolescentes a unirem-se em prol do planeta, incentivando ações transformadoras, e conta com o patrocínio de marcas que acreditam no propósito do projeto EPTV na Escola. Confira no vídeo! 

O vídeo da campanha do projeto EPTV na Escola 2023 foi criado pela OZ, produtora de São Carlos (SP), e aborda o tema pedido para a escrita da redação. A produção apresenta a influenciadora digital Amanda Costa, que se conecta com os adolescentes através do discurso engajador sobre o cuidado com a comunidade e com o planeta. Utilizando uma linguagem moderna com elementos como ritmo trap e street art, o vídeo busca captar a atenção visual e incentivar a reflexão sobre a responsabilidade compartilhada de cuidar da Terra. A campanha inspira os jovens a serem protagonistas na luta por um futuro sustentável, com destaque para a importância de agir hoje com o objetivo de transformar a sociedade e o mundo.

O projeto EPTV na Escola está cheio de novidades este ano. Uma delas é a colaboração inédita do Terra da Gente, que vai disponibilizar um conteúdo exclusivo e especial para os professores de Língua Portuguesa usarem. Lizzy Martins, editora executiva do programa Terra da Gente, enxerga o papel da mídia como essencial na disseminação da mensagem da campanha sobre coletividade, pertencimento e responsabilidade ambiental, especialmente considerando o amplo alcance da EPTV na região. Através do projeto EPTV na Escola, a estratégia adotada é provocar reflexão e despertar interesse nas novas gerações, a fim de resgatar o contato com a natureza, que foi gradualmente perdido devido à urbanização. “A gente vai transformar uma geração, porque o objetivo é esse mesmo, é impactar a ponto de que os adolescentes tenham o diferencial de olhar para a natureza não como algo que está lá longe, mas como algo que faz parte deles”, diz a editora executiva. 

Amanda Costa, influenciadora da campanha do EPTV na Escola e ativista climática que entrou para a lista da Forbes Under 30 em 2021, compartilha a missão de vida de despertar nos jovens o senso de coletividade e pertencimento em relação ao planeta. Como jovem embaixadora da ONU, ela utiliza conteúdos nas redes sociais para encorajar outros jovens a olharem para questões socioambientais e entenderem que cada um pode ser protagonista na transformação do mundo. Para motivar os adolescentes a se tornarem protagonistas na luta pela sustentabilidade e pelo legado que deixarão para as próximas gerações, Amanda destaca a importância de enxergar-se como parte integrante da Terra. “Acredito que falar de meio ambiente diz respeito ao nosso presente e ao nosso futuro, é importantíssimo que encontremos estratégias não somente para participar, mas para engajar outras pessoas, principalmente a juventude, dentro desse contexto”, explica a ativista.

Projetos e Parcerias

O diretor de Marketing do Grupo EP, André Otaviano, ressalta o aumento do número de marcas interessadas em patrocinar o EPTV na Escola e a robustez do formato do projeto multiplataforma, que engloba ações conjuntas com as áreas da EPTV, Terra da Gente, portal g1, redes sociais e OA Eventos, somadas ao cunho social e interação com adolescentes, escolas e famílias. “Esta edição mostra as possibilidades de aperfeiçoamento e integração de um projeto que é consolidado. O EPTV na Escola ultrapassa as barreiras do conhecimento e transforma a realidade de muitas pessoas ao incentivar a educação e a reflexão no mundo que estamos construindo. Além disso, conta com a oportunidade para que as marcas desempenhem seu papel social junto à sociedade". 

A campanha do EPTV na Escola 2023 conta com o patrocínio de empresas em cada cidade da região de cobertura da EPTV. A JFL Alarmes patrocina o projeto nas quatro regiões de abrangência da EPTV. Pague Menos Supermercados e Thermas são parceiros do projeto em Campinas e São Carlos. A Prefeitura de São Carlos também patrocina o projeto na cidade. Já na região de Sul de Minas, as marcas Inatel, IceBom e Corples renovaram o patrocínio e reforçam o compromisso dessas instituições com a educação e a conscientização dos jovens sobre a importância da sustentabilidade e da coletividade para um futuro mais promissor.

Quanto às estratégias e abordagens para garantir que a campanha atinja o público-alvo dos adolescentes de forma impactante e eficaz, a editora destaca o trabalho conjunto entre o Terra da Gente, a área de jornalismo e marketing do Grupo EP. O projeto também busca envolver os estudantes em sala de aula, propondo atividades e conteúdo pedagógico que permitam uma reflexão mais profunda sobre o tema. Lizzy Martins disse que outra estratégia utilizada foi o concurso de posts, com o propósito de incentivar uma mudança de comportamento em relação ao uso excessivo do universo digital, visando uma maior desconexão e valorização de pausas na rotina: “A competição é uma forma de contribuir com essa reflexão, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento para os participantes”, destaca.

Leandro Lima, diretor de criação e roteirista da OZ, destacou que a campanha do EPTV na Escola 2023 buscou se aproximar da realidade vivida por cada participante para causar engajamento, por meio do cenário com pinturas e grafites nas paredes apresentado no vídeo. Segundo Lima, a ideia foi criar um verdadeiro chamado à ação, convocando os jovens a serem protagonistas na luta por um mundo mais sustentável, agindo hoje para salvar o planeta. Para o roteirista, a campanha utiliza estratégias criativas, uma linguagem audiovisual moderna, influenciadora digital e elementos gráficos e sonoros presentes no cotidiano dos adolescentes. “Ao convidar o adolescente para perceber a natureza presente em sua volta, também o convidamos para olhar como as ações dentro de casa são parte importante da transformação que queremos ser”, finaliza o diretor em relação ao conceito utilizado na produção do vídeo. 

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