sexta-feira, 18 de agosto de 2023

ADEACAMP traz reforços importantes para a XV edição do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas


A expectativa é grande para a XV edição do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, quando a ADEACAMP volta à elite da competição e enfrenta outros cinco times de destaque no cenário nacional. Para isso, a equipe apostou na contratação de novos reforços. Carlos Neme, atleta internacionalmente conhecido pela sua atuação na Seleção Colombiana, Cláudio Portilho e Marcílio Nunes são os três nomes de destaque dentro de quadra. A ADEACAMP também apresenta o novo técnico Rafael Botelho Gouveia, atual campeão brasileiro pelo Minas Quad Rugby. Rafael vem treinando o time desde o começo de 2023 e já trouxe conquistas importantes, como o segundo lugar no Torneio Regional Paulista, realizado em Campinas no final de junho, e o terceiro lugar no primeiro torneio oficial dos clubes da modalidade, realizado em Bebedouro, no final de abril.

A ADEACAMP chega ao Campeonato Brasileiro bastante focada em melhorar a marca no cenário nacional. Hoje, o time de Campinas ocupa o oitavo lugar no ranking. De acordo com o técnico, foram necessários alguns ajustes no treino para que a equipe mostrasse cada vez mais potência e agilidade em quadra. “Focamos na comunicação e no tático, para ter uma consistência cada vez maior. A expectativa é surpreender neste campeonato”, explica Rafael.

Além da ADEACAMP, outras cinco equipes participam da XV edição do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, entre elas, Gigantes, Gladiadores, Minas, Ronins e Santer. Ademir de Souza, presidente e atleta da ADEACAMP, está otimista e também aposta em resultados promissores. “Nós estamos nos preparando para voltar ao topo, que é o lugar da ADEACAMP”, pontua Ademir.

A XV edição do Campeonato Brasileiro e Rugby em Cadeira de Rodas será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 19 e 24/08. Neste ano, a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) comemora o recorde de inscritos. No total, 12 equipes participarão do torneio, sendo seis em cada divisão. Os jogos serão realizados entre os dias 21 e 23/08. A ADEACAMP abre o primeiro dia de competição enfrentando o Minas, atual campeão brasileiro. No mesmo dia, enfrenta o Gigantes, que também é de Campinas. A grande final será disputada no dia 23/08 e será transmitida pelo SPORTV. 

ADEACAMP de volta à elite do Campeonato Brasileiro:

 Em 2022, a ADEACAMP foi campeã da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas, atingindo 100% de aproveitamento. A equipe jogou contra times importantes, como MSB, de Bebedouro, e o IREFES, do Espírito Santo, que enfrentou duas vezes, inclusive na final. O histórico de vitórias começou já no primeiro dia do campeonato, quando a ADEACAMP venceu o Titans, do Paraná, por 61 x 14. Na sequência, enfrentou o MSB e venceu por 55 x 39. Contra o IREFES, o primeiro jogo ficou em 54 x 32. No último dia de campeonato, a ADEACAMP venceu o CETEF, de Brasília, por 61 x 1, o que garantiu a vaga na final contra o IREFES. O jogo que garantiu a vaga na elite do Rugby em Cadeira de Rodas terminou em 51 x 24 para a equipe de Campinas.

A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de Rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil, explica Luiz Marcelo da Luz, coordenador técnico da equipe. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica para levar adiante a missão do Rugby enquanto esporte de inclusão”, reforça.

O time da ADEACAMP também se destacou na premiação individual dos atletas, com três troféus, dois deles para Mariana Costa, que recebeu o Troféu Tininha, como atleta que mais evoluiu tecnicamente e de melhor pontuação na classificação dela (3.5). Paulo Amarante foi eleito o melhor jogador em sua classificação (0.5). Jairo André da Conceição levou o prêmio de jogador mais valioso da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário