sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Iguatemi 365 migra marketplace para Vtex


Iguatemi 365, plataforma criada para proporcionar uma experiência multicanal, aproveitando a estrutura das lojas dos shoppings, integrando os estoques e respeitando a precificação dos lojistas, nasceu em 2019 no modelo de e-commerce evoluindo para marketplace em 2020.  Em 2022, após o amadurecimento do negócio e diante de uma mudança de estratégia e modelagem de negócios, a empresa buscou no mercado uma solução mais moderna e focada no viés de performance, optando pela solução FastStore da VTEX, implementada pela Quality Digital, principal plataforma brasileira de comércio eletrônico. “A evolução do negócio de e-commerce para marketplace exigia muitas customizações, por isso, decidimos migrar para esta tecnologia, que apresentou soluções para questões que impactam diretamente o cliente final como performance, escalabilidade e integração. Após a migração, alcançamos 93% de performance score”, explica André Nunes, Head de produto do Iguatemi 365.

O executivo destaca que a mudança impulsionou a performance, ou seja, o tempo de carregamento e a manutenção refletindo em uma melhor experiência de compra ao usuário final durante a navegação no marketplace.      

FastStore, uma solução de alto desempenho para construção de lojas

FastStore, solução da VTEX, implementada pela Quality Digital é composta por um kit de ferramentas fullstack, englobando um conjunto de bibliotecas de código aberto, voltadas para construção de lojas de alto desempenho. Permite que desenvolvedores criem soluções de e-commerce abrangentes e exclusivas, suportando integrações com plataformas headless – em que front-end e back-end são desacoplados –, além de conferir muita liberdade na customização. A solução possui arquitetura Jamstack, desenvolvida com o objetivo de criar sites e aplicativos com melhor funcionamento, mais rápidos e seguros, fáceis de escalar e com capacidade de oferecer uma melhor experiência de desenvolvimento. “Com o FastStore e nosso conhecimento nesta tecnologia desenvolvemos uma arquitetura escalável, flexível e que trouxesse benefício ao negócio a longo prazo”, conta Fábio Feichtinger, CTO da Quality Digital, empresa que prestou consultoria e realizou a migração do marketplace do Iguatemi 365.

A experiência de compra do marketplace Iguatemi 365 nasceu para atender as necessidades das lojas do Shopping, portanto, a operação completa visa atender ao consumidor final até os próprios lojistas. Ou seja, desde o momento da compra, passando por todos os trâmites de confirmação de carrinho, gateway de pagamento, notificação do seller (loja responsável pela entrega do pedido), separação e envio dos produtos para a casa do cliente, hoje todas as etapas são contempladas na solução.

Migração cooperada com foco na satisfação do cliente

O projeto contou com o suporte da equipe da VTEX, Quality Digital e mais 100 profissionais do time Iguatemi 365, que se empenharam em proporcionar o time-to-market mais rápido possível, para ampliar a experiência do usuário na jornada de compra e recuperar receita. “Quando olho para as métricas estritamente de produtos, todas estão se confirmando: o tempo de carregamento dentro do benchmark de mercado, que gera uma experiência positiva e reduz a quantidade de clientes que acessam o e commerce e acabam saindo sem fazer nenhum tipo de navegação e o NPS (Net Promoter Score), que mede o grau de satisfação dos consumidores com a sua marca. Desde a migração de plataforma, hoje, historicamente, o NPS de navegação dos nossos produtos está no ponto mais alto. Nossos clientes têm sinalizado uma experiência positiva, e começamos também a ver mudanças significativas em relação à conversão e ticket médio, devido a facilidade na hora de encontrar o produto, explica Nunes.

Para atravessar os desafios do projeto, como aceitar sugestões e questionamentos atreladas às regras de negócios, foi necessário quebrar alguns paradigmas, e nesse momento a confiança na solução e na equipe da Quality Digital ponderou para o Iguatemi 365. “Tivemos longas conversas na hora de repensar as regras para os negócios, mas tanto executivos de nível sênior, quantos os arquitetos de desempenho da Quality Digital, discutiram comigo para entender as funcionalidades e os caminhos mais assertivos, além do benchmark de outros clientes que já tinham atendido, permitindo reagirmos no tempo certo e lançarmos o marketplace em apenas cinco meses”, ressalta o executivo.

Rápido time to market

O Iguatemi 365 estabeleceu a meta de cinco meses já no começo do projeto. “Fizemos o beta em 4 meses e o go live em 5 meses, e a virada aconteceu sem percalços. Como nós não nos propomos a reinventar a roda, acho que foi esse pragmatismo que ajudou a fazer dentro desse prazo”, completa Nunes.

Agora com a plataforma em plena operação, Nunes destaca que já está trabalhando no desdobramento das métricas de produto para métricas de negócios. “A mensagem hoje para o nosso time é a seguinte: “Queremos fazer o básico bem feito! Treinar todo o nosso time para usar cada dia mais, e com mais eficiência, a plataforma da VTEX, extraindo tudo que ela tem de potencial”, finaliza o executivo.

Com mais de 32 anos de história, a Quality Digital é uma das principais empresas de tecnologia do Brasil tendo como diferencial a habilidade de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.

A missão da Companhia consiste em acelerar digitalmente os negócios de seus clientes com soluções criativas, inovadoras e de alto valor com foco em Strategy, Business, Commerce, Automation, IT Optimization e ESGRC (Auditoria, Governança, Risco e Compliance).

Com isso, auxilia as empresas a terem melhor performance operacional, governança e comunicação com seus clientes usando plataformas digitais, equipes especializadas e metodologias para promover a aceleração digital.

A Quality Digital tem cases de sucesso nas verticais de indústria, aeroportuária, utilities, varejo, e-commerce, telecom, saúde, agribusiness, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, financeiras, além de instituições do governo além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.900 colaboradores.

Presente em todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, além de sedes na Europa, Espanha, EUA e Paraguai, já soma projetos em mais de 20 países e mais de 300 clientes ativos.

A Quality Digital é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o comprometimento por fazer mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário