quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

I Seminário Internacional de Rasaboxes

 I Seminário Internacional de Rasaboxes

Apresentação

De 22 a 27de janeiro de 2024 acontecerá o I Seminário Internacional de Rasaboxes, produzido por Juliana Calligaris, Erika Horn e a Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas, de Campinas, em parceria com o Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba. Todas as atividades do seminário serão gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas, maiores de 16 anos, sem necessitar experiência em Artes Cênicas ou Dança. O seminário priorizará a participação de pessoas com deficiência e pessoas que residem em áreas descentralizadas da cidade de Indaiatuba, sendo reservadas 20% das vagas totais das atividades para estes públicos. As inscrições já estão abertas pelo Instagram https://www.instagram.com/iseminarioderasaboxesbrasil/.

Concebido na década de 1980 e 1990 por Richard Schechner, a técnica dos Rasaboxes oferece à(aos) intérpretes, atrizes, atores e performers uma ferramenta concreta física para acessar, expressar e gerir seus sentimentos e emoções no contexto das artes cênicas em geral. Útil como treinamento da/do intérprete, os Rasaboxes também têm muitas outras aplicações em vários campos profissionais, incluindo (mas não limitado a) terapias comportamentais e emocionais, educação e negócios. Basicamente, os Rasaboxes treinam as(os) participantes para expressar fisicamente oito emoções-chave identificadas pela primeira vez na Natyasastra, um texto sagrado hindu em sânscrito que ensina como lidar com teatro, dança e música destes tempos imemoriais.

Os Rasaboxes integram esta teoria ancestral juntamente com a pesquisa contemporânea de vários autores, sobretudo a do artista e pesquisador estadunidense, Richard Schechner sobre emoção e sobre o "cérebro na barriga" (o sistema nervoso entérico) e integram também estudos acerca da expressão facial da emoção, da neurociência das emoções e sobre a teoria da performance – incluindo a afirmação provocativa de Antonin Artaud de que a(o) atriz/ator é "um atleta de as emoções”.  Os Rasaboxes são uma ferramenta totalmente corporal e individual para expressar aquelas oito emoções-chaves principais separadamente e em combinação com a prática física direta. 

Percurso Performativo

A palavra sânscrita rasa pode ser traduzida como sumo, sabor, aroma, essência. O conceito subjacente é de que a rasa permeia e habita nossos sentimentos. Rasa é mais um processo do que uma coisa; ainda assim, as oito rasas podem ser identificadas e conjugadas. Rasas são os sabores primários como salgado, azedo, doce, picante, adstringente e amargo, cheiros ou como a pessoa se sente – “vermelha”, “rosada”, “pesada” e assim por diante. Rasas são os diferentes “sabores” de energia e emoções que são sentidas durante uma performance artística ou numa situação da vida cotidiana. 

As oito rasas – em tradução livre – são adbhuta (surpresa, deslumbramento), sringara (amor, eros), bhayanaka (medo, vergonha), bibhatsa (repulsa, revolta), vira (coragem, valetia), hasya (risada, o cômico), karuna (tristeza, compaixão) e raudra (ira). 

Rasaboxes é um processo, um sistema aberto como o universo incrivelmente rico do balé ou kathakali. Em suas fases mais avançadas, as/os artistas de Rasaboxes misturam, sobrepõem e pontuam as oito rasas de modo a criar expressões complexas, seres ficcionais e relações emocionais psicofísicas. Usando rasaboxes, artistas podem explorar peças, compor cenas, criar coreografias ou música e mesmo inventar performances completas. No mundo além das artes, rasaboxes podem ser usados para liberar emoções, ajudar a descobrir como sentimos o que sentimos e comunicar-nos com outrem e com aspectos anteriormente ocultos ou bloqueados do psiquismo – as possibilidades dos rasaboxes são realmente infinitas.

Objetivos

Na prática, Rasaboxes produzem desempenhos cênicos que são viscerais e úteis em uma ampla gama de contextos: da sutileza na atuação cinematográfica à ousadia da Commedia Dell’Arte, do teatro naturalista à pura dança, música e movimento. Os Rasaboxes integram atuação, movimento e voz. Eles envolvem a(o) atriz/ator numa abordagem única e poderosa que pode ser aprendida.

Os exercícios rásicos vão da expressão pessoal e muito simples de cada rasa individualmente por meio de desenhos, respiração, gesto, atuação e vocalização, até combinações complexas de rasas realizadas por várias pessoas simultaneamente. Os exercícios rásicos são psicofísicos, envolvendo todo o corpo-mente. Da composição do corpo e orientação da respiração, o trabalho leva passo a passo para exercícios de som e movimento que podem usar objetos e textos, música, máscaras, canto e muito mais. Há uma imprevisibilidade nos Rasaboxes em termos de meios. Em cada oficina, novos meios de acesso e expressão das emoções são descobertos.

No seminário serão realizadas 8 diferentes oficinas baseadas na técnica dos Rasaboxes, desde interpretação, palhaçaria e melodrama à oficinas livres para quaisquer pessoas interessadas em se autodescobrir, se emancipar e se promover autocuidado emocional.

I Seminário Internacional de Rasaboxes

De 22 a 27 de janeiro de 2024

Local: Sede do Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba, na Rua 5 de Julho, 1552, Centro.

Todas as atividades serão gratuitas.

Divulgação da programação e inscrições pelo Instagram: https://www.instagram.com/iseminarioderasaboxesbrasil/

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