A Campinas Decor 2024 recebe de 20 de abril a 13 de maio a exposição “Origens”. Além do rico acervo de imagens resultante das expedições feitas pelo fotógrafo Manu Pivatti em áreas indígenas remotas da floresta amazônica, a mostra em cartaz no ambiente Alameda Campinas Decor reúne uma coleção de artefatos indígenas.
A exposição é mais um dos atrativos da 26ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, que segue até 26 de maio no icônico Prédio do Relógio, joia arquitetônica situada no coração do Pátio Ferroviário da cidade (leia mais abaixo).
Durante sua proximidade com esses povos, o profissional pôde interagir e documentou através de suas lentes o cotidiano dos indígenas, incluindo atividades como caça, pesca, brincadeiras, preparação de alimentos, o interior das ocas, e principalmente, registrou rituais dos quais a presença de pessoas externas é altamente restrita.
Ele relata que as experiências antropológicas e culturais, somadas às adversidades enfrentadas para sobreviver na selva, moldaram sua versatilidade e capacidade de adaptação como fotógrafo. As extensas jornadas por terra, água e ar permitiram conhecer intimamente as origens do Brasil.
Com a curadoria da arquiteta Cristina Sagarra, a mostra exibida na Campinas Decor é, segundo Pivatti, apenas uma fração do vasto material acumulado ao longo dessas viagens, que inclui um acervo de mais de 10 mil fotografias e uma coleção particular de artefatos dignas de um museu.
A exposição pode ser visitada no ambiente Alameda Campinas Decor, assinado pelos arquitetos João Jannini e Cristina Sagarra, nos horários de visitação da mostra (serviço abaixo) e para ter acesso ao espaço é preciso adquirir o ingresso para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário