quinta-feira, 6 de junho de 2024

Campinas e Indaiatuba recebem o projeto cultural Ateliê Olhos de Retrós

Uma exposição com 32 bonecas artesanais de pano é a porta de entrada para o projeto cultural “Ateliê Olhos de Retrós” que mostrará o mundo encantado da arte de fazer bonecas, junto com sessões especiais de contação de histórias com bonecos e fantoches para crianças e cursos gratuitos de confecção de amigurumis, exclusivo para mulheres.

A exposição intitulada “Olhos de retrós” mostra bonecas criadas através de diversas técnicas e características específicas de artesãs brasileiras de diferentes regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

O projeto é da Lampejos Produções Artísticas em parceria com o Grupo Primavera e Secretaria Municipal da Cultura de Indaiatuba, que terá lançamento no dia 7 de junho, na sede do Grupo Primavera, na cidade de Campinas, e dia 27 de julho, no Museu Antônio Reginaldo Geiss de Indaiatuba.

A exposição tem curadoria de Eliana Manzan, formada em História e Pedagogia e pós-graduada em Arteterapia. Segundo ela, a boneca de pano reflete a cultura regional e o imaginário de um povo. “As mulheres são de fato as protagonistas dessa arte milenar, as responsáveis pela preservação e transmissão desse patrimônio cultural brasileiro entre gerações”. Segundo ela, o projeto “Ateliê Olhos de Retrós” mostra como as bonecas de pano convidam as crianças a criar sua própria história, inserindo-as em um cenário em que elas protagonizam e são representadas.

Amigurumi

Trata-se de uma técnica japonesa de crochê para fazer pequenos bonecos. O nome surgiu da união de “ami”, que significa crochê ou tricô, com “migurumi”, que quer dizer boneco de pelúcia. A técnica permite criar bonecos em formato humano, de flores, animais etc.

A artesã Iara Marba, formada em Turismo e Artes Visuais, vai conduzir o curso de amigurumis para mulheres. “Não sei quando o crochê entrou em minha vida. Nasci no meio das artes manuais, vendo minha mãe que trabalhava como estilista, acho que foi observando que começou a minha paixão pela arte! Por volta dos anos 2000 minha mãe abriu um bazar e foi aí que o crochê virou uma profissão. Vendíamos pano de prato e eu fazia os bicos, bordados, chapéu e blusa de crochê. Quando vi pela primeira vez em uma feira que o crochê também poderia virar uma boneca, comecei a fazer e até hoje não parei”, conta Iara.

Iara conta que crochê é uma terapia, uma forma de autoconhecimento: “vejo como a vida é, pois é preciso ter atenção, foco, disciplina e dedicação a cada ponto tecido, porque cada laçada tem sua razão de ser”.

Sobre o projeto

O projeto "Ateliê Olhos de Retrós" é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, produzido pela Lampejos Produções Artísticas e com patrocínio da empresa John Deere. Todas as atividades são gratuitas.

Campinas
Exposição Olhos de Retrós
Local: Grupo Primavera - Rua Luís Arísteo Nucci, 30, Jardim São Marcos, Campinas
Inauguração: 7 de junho, 9h30
Período: 7 a 14 de junho
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h | sábados, das 9h às 11h
Curso de Amigurumis para mulheres
Data e local: 29 de junho - Grupo Primavera - Rua Arísteo Nucci, 30, Jardim São Marcos, Campinas

Indaiatuba
Exposição Olhos de Retrós
Local: Museu Antônio Reginaldo Geiss - Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba
Inauguração: 27 de julho, 15h
Período: 27 de julho a 3 de agosto
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17 | domingos, das 9h às 12h
Curso de Amigurumis para mulheres
Data e local: 3 de agosto - Museu Antônio Reginaldo Geiss | 27 de julho - Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário