quinta-feira, 11 de julho de 2024

Sinfônica de Indaiatuba apresenta seis dias de música clássica gratuita

Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne o melhor da música clássica, chega a sua 5ª edição. O Festival se divide entre uma parte pedagógica, voltada especialmente para a formação e desenvolvimento de jovens músicos, e uma parte artística, com apresentações musicais abertas para toda a comunidade. Porém, mais que um simples evento, o EMIn foi pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos de todo o Brasil e a comunidade local. O Festival, que acontece de 20 a 25 de julho, no Ciaei, terá apresentações gratuitas e abertas ao público, sempre às 20h, e oficinas ministradas por profissionais de renome. 

A programação tem início no sábado (20) com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abrindo oficialmente o evento, com participação do trompetista da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Fernando de Dissenha. Já no domingo (21), a apresentação é da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, de Campinas, que, sob regência do maestro Cláudio Cruz, terá ainda a participação do violista Gabriel Marin como solista convidado. Na segunda-feira, 22, é a vez do Quarteto de Cordas Carlos Gomes, com Cláudio Cruz e Adonhiran Reis nos violinos, Gabriel Marin na viola e Alceu Reis no violoncelo.

Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta na terça-feira, 23, sob regência da maestrina Cinthia Alireti e com participação do solista convidado Kim Bak Dinitzen. No dia 24, sob a regência do maestro Felipe Oliveira, quem se apresenta é a Orquestra Acadêmica do EMIn, com a solista convidada Marina Martins (violoncelo) e o Recital de alunos e professores.

O encerramento oficial do evento ficará a cargo da Orquestra Sinfônica do 5º EMIn, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá, com participação da violinista Priscila Rato, como solista convidada, além da Camerata de Cordas do 5º EMIn. A apresentação tem coordenação dos professores Joseane PorfIrio, David França, Alfredo Rezende e Jéssica Benedecte. “Mais que um Festival, o EMIn se propõe a ser um verdadeiro encontro musical onde alunos, professores e a comunidade local se reúnem para partilhar experiências, conhecimento e muita música”, destaca o maestro Paulo de Paula, diretor artístico e regente da Sinfônica de Indaiatuba.

Nomes como Roberto Tibiriçá, Cláudio Cruz, Priscila Rato, Adonhiran Reis, Silas Simões, Gabriel Marin, Marina Martin, Kim Bak Dinitzen, Gustavo D’Ippolito, Rogério Wolf, Daniel Oliveira e Fernando Dissenha estão confirmados para ministrar as oficinas que integram a programação. Os alunos, previamente selecionados pela organização e inscritos, participarão das mais de 15 oficinas ofertadas no EMIn. Entre elas, cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e trompete e regência orquestral, curso oferecido pela primeira vez desde a sua criação. Também está incluída na parte pedagógica a formação de quatro orquestras: Orquestra Sinfônica do EMIn, a Orquestra Acadêmica e duas Cameratas de Cordas que possibilitarão aos alunos dos diversos níveis a prática em conjunto, tão importante para a sua formação musical.

5º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn) é uma realização da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Todos os concertos do evento têm entrada gratuita e acontecem na sala Acrísio de Camargo (Ciaei), localizada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP). Mais informações pelo telefone (19) 99937 2410 ou por e-mail no endereço produção.osindaiatuba@gmail.com.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário