sexta-feira, 19 de abril de 2024

"Experiências memoráveis conectam marcas fortes e consumidores no mundo físico"

O uso da Inteligência Artificial, mais uma vez, foi o principal assunto do Web Summit Rio.  Da empresária e conselheira Luiza Helena Trajano, do Magalu, ao cantor e compositor Gilberto Gil, a maioria dos painelistas entrou na temática para falar sobre inovação, criatividade, branding, jornada do consumidor e tendências do marketing.

Mari Soccodato, partner e head de negócios da consultoria de marca e experiência Gad, que acompanhou o evento, entre os dias 15 e 18 de abril, destaca algumas tendências apontadas nos painéis, que devem estar no radar das empresas nos próximos anos:

1-Inteligência para usar a IA – “É preciso usar a Inteligência Artificial de maneira inteligente, para otimizar o custo e a mão-de-obra, sem reduzir o número de criativos”. Este foi um dos apontamentos da apresentação de Burkhard Muller, diretor digital da Mutabor, maior agência independente de design da Alemanha e membro do conselho do Art Directors Club (ADC). O executivo destacou que a qualidade do branding depende de como a IA é implementada e aplicada, apresentando cases criados de maneira híbrida – pessoas e tecnologia.

2-Equilíbrio entre o humano e o digital - Em seu painel sobre a nova economia brasileira, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, também enfatizou os desafios da IA nas empresas. “A Inteligência Artificial não vai roubar o emprego de ninguém. As pessoas que não sabem usá-la é que vão perder os seus empregos”, destacou a empresária. “O uso de IA também melhora a experiência do cliente, a capacidade de localizá-lo com maior precisão e a produtividade da cadeia como um todo”. Estes foram os apontamentos de Rodrigo Marques, diretor de estratégia da Claro. Já Mate Pencz, CEO da fintech imobiliária Loft, reforçou que a IA trouxe mais rapidez para uma negociação.

Para Mari Soccodato, do Gad, o evento reforçou, o tempo todo, a necessidade de equilíbrio entre o digital e humano nas relações corporativas e criativas. “O desafio é mesclar a inteligência e a criatividade do ser humano junto com a rapidez e as possibilidades que a IA oferece”, analisa.

3-Experiências memoráveis – Depois de anos pandêmicos e consumo exagerado de telas, como construir a comunicação das empresas no mundo on e offline? O tema ganhou destaque na masterclass “Marketing em 2025”, com Jeff Geheb, diretor global de Experiência VMLY&R; Renata Bokel, CEO WMcCann; Lucas Herscovici, diretor direto ao consumidor da AB InBev; e Colin Daniels, editor digital da Adweek. Os painelistas destacaram a necessidade de se fortalecer as marcas, para que elas, realmente, criem alicerces e sejam proprietárias para ocupar um espaço físico e se conectarem novamente aos consumidores, através de experiências memoráveis.

“Marcas têm esse papel, esse poder de reconectar as pessoas no mundo físico, para que o consumidor compre no mundo digital, mas, também, nas lojas, pela construção destas experiências memoráveis. Só assim, na relação fígital (física e digital) as marcas vão sobreviver ao longo dos próximos anos”, destaca Mari.

4-Personalizar e personificar o consumidor - Os cookies são pequenos textos enviados ao navegador por um site acessado pelo usuário. Eles ajudam o site a se lembrar de informações sobre a visita, por exemplo. Na masterclass “Marketing em 2025”, a discussão foi sobre o uso desta ferramenta, que é um filtro a favor da comunicação de marketing. “É importante entender como as empresas filtram esta quantidade enorme de informação gerada e como utilizar os cookies da melhor maneira possível, para começarmos a personalizar e personificar o nosso consumidor e não as marcas. Precisamos entender com quem falamos, como falamos e onde falamos com ele “, destaca a head do Gad.

Sobre o Gad

“Brand is business”: com esse posicionamento, o Gad é uma consultoria de marca e experiência que atua há quatro décadas no mercado brasileiro e internacional com o diferencial de trabalhar marca como negócio, de forma mais permanente, com uma atuação focada na construção da jornada da marca à experiência.

Com mais de mil marcas e projetos desenvolvidos no portfólio, a empresa já ajudou a posicionar e reposicionar grandes companhias como B3, BB seguros, Claro, CPFL, Eletrobras, Fleury, Gerdau, EMS, GRU Airport, Postos BR, Panvel, Vivo, entre outras. Sob o comando do fundador e CEO Luciano Deos, a consultoria conquistou mais de 300 prêmios, como no London International Awards, no Cannes Lions, no Brasil Design Award, além de ser reconhecida como uma empresa Great Place to Work (GPTW) pelo quarto ano consecutivo. 

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